quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Estudo indica avanço na aprendizagem do 4º e 7º anos do fundamental

A aprendizagem do 4º e do 7º ano do ensino fundamental têm demonstrado avanço aqui no país. É o que revela o Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) da Unesco, divulgado nessa terça-feira (30). As notas de todas áreas avaliadas aumentaram: leitura, escrita, matemática e ciências naturais. E isso, em comparação com a avaliação anterior, que foi realizada em 2013. Dezesseis países da América Latina e Caribe integram o levantamento e as pontuações dos estudantes brasileiros estão acima da média. Mauro Luiz Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, explicou como a família pode influenciar nos resultados da aprendizagem. Ele citou o programa Conta pra mim. O envolvimento e a expectativa dos pais, além do maior nível socioeconômico das famílias estão entre os fatores que influenciaram positivamente para o resultado do estudo. Somados a eles, o acesso à educação pré-escolar, os dias de estudo semanais. Já os aspectos limitadores para a aprendizagem são a repetência e o não comparecimento as aulas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelo Erce no Brasil.

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