sábado, 29 de maio de 2021

Ministro da Educação diz querer Enem com questões menos 'ideológicas'

 O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse querer um Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com perguntas mais técnicas e menos ideológicas. "Nós sabemos que, muitas vezes, havia perguntas muito subjetivas ou até mesmo com cunho ideológico, isso nós não queremos. Queremos provas técnicas que exatamente avaliem o aluno naquilo que ele sabe e que é necessário para ele poder acessar o ensino superior", declarou. Ele citou como exemplo uma questão que citaria a vestimenta de travestis. "Por exemplo, há um ou dois anos atrás, não me lembro qual foi a data, havia perguntas relativas, por exemplo, a vestimenta de travestis, que, naturalmente, a grande maioria do povo e dos alunos desconheciam", afirmou. "São terminologias próprias, com todo respeito que tenho à orientação de cada um, no entanto não é um tema comum no conhecimento, não se aprende em escolas essas coisas". Uma das questões de português do Enem 2018 requeria a interpretação de um texto sobre o "pajubá", conjunto de gírias e expressões usadas por gays e travestis, mas não requeria nenhum conhecimento prévio do assunto. Para Ribeiro, o Enem não é o lugar para abordar esses temas. "Eu acho que a prova do Enem não é o espaço público para discussão desses temas, que são relevantes", falou. "O Enem é para avaliar candidatos a ter um acesso ao ensino superior e, ali, eu vou procurar verificar qual o conhecimento que ele tem em determinados temas. Existem outros palcos ou outros lugares, outros espaços para discutirmos esse tipo de tema, fora da prova do Enem", completou. Abstenção O ministro também falou sobre as expectativas de abstenção da prova, que bateu recorde na edição de janeiro deste ano. "Eu acho que o cenário mudou, eu espero né. Os números que a gente trabalha é em torno de uma abstenção máxima de 25 a 30%, mas nós esperamos que a gente consiga responder a esperança dos meninos e das meninas, dos jovens que passaram todo esse ano estudando e se preparando para terem acesso ao ensino superior." O edital para a próxima edição do exame foi publicado nesta quarta. As datas previstas para aplicação são nos dias 21 e 28 de novembro. 

FONTE: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário