O ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, disse hoje (19) que acredita que a
plataforma Avaliações Diagnósticas e Formativas, que visa monitorar e classificar o
ensino em todos os níveis no Brasil, poderá se tornar “um dos maiores bancos de
dados para avaliação da educação básica no mundo” em pouco tempo. A afirmação
foi feita durante a abertura do 1º Fórum de Discussão de Resultados das Avaliações
Diagnósticas e Formativa do Ministério da Educação.
“Essa ferramenta muito em breve, vai se tornar um dos maiores repositórios de
dados de avaliação da educação básica em todo o mundo. E esses frutos
representam uma esperança. Esperança de que possamos não só enfrentar os
efeitos da pandemia na qualidade da educação brasileira, mas também enfrentar
outras deficiências que nós temos na nossa educação”, disse.
O ministério aposta na plataforma para avaliar quanto os estudantes aprenderam
em determinado período. No ambiente virtual estão disponíveis 579 cadernos de
avaliação, compreendendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, Fluência e Produção Textual. As
avaliações correspondem ao primeiro ciclo de 2022 e abrangem toda a etapa do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º ano).
Os primeiros resultados serão tornados públicos pelo ministério para serem
discutidos. As possibilidades de enfrentamento das defasagens encontradas,
inclusive as intervenções pedagógicas focalizadas nos pontos de maior fragilidade
fazem parte dessa discussão.
Ainda neste ano, serão disponibilizados 4 ciclos de avaliações diagnósticas e
formativas, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes
bimestralmente e uma melhor organização do trabalho pedagógico das escolas com objetivo de recuperar, efetivamente, as dificuldades de aprendizagem mapeadas
pela plataforma.
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