terça-feira, 9 de novembro de 2021

Crítica a faltosos e menos universidades: o que o ministro já falou do Enem

De críticas ao modelo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a reclamações sobre os faltosos da última edição, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, mesmo com perfil mais discreto do que seus antecessores, não deixou de falar nos últimos meses da prova —considerada a principal porta de entrada ao ensino superior. Em sua mais recente declaração, na Comissão de Educação no Senado, por exemplo, Ribeiro comentou sobre os faltosos do Enem 2020. Segundo ele, o MEC (Ministério da Educação) jogou "R$ 300 milhões na lata do lixo" por causa daqueles que não compareceram nos dias da prova. Para a coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, Ribeiro "age em uma perspectiva da educação como serviço e não como direito; e do Estado como prestador de favor e não cumpridor de responsabilidade constitucional". Confira abaixo as principais declarações do ministro em relação ao Enem e o acesso ao ensino superior. "Universidade deveria ser para poucos" Durante uma entrevista para TV Brasil, Ribeiro disse que a universidade "deveria ser para poucos" e defendeu o crescimento dos institutos federais. "Então acho que o futuro são os institutos federais, como é na Alemanha. Na Alemanha são poucos os que fazem universidade, universidade na verdade deveria ser para poucos nesse sentido de ser útil à sociedade", disse o ministro. A fala repercutiu negativamente em todo o país e levou Ribeiro, inclusive, a ser convocado pelo Senado para prestar explicações. Para Andressa, a declaração do ministro demonstra uma "falta de preocupação" com aquilo que deveria ser a principal responsabilidade do MEC: "garantia universal à educação ao longo de toda a vida para toda a população, sem discriminações". O ensino técnico deve ser de qualidade e reforçado, mas não é um cabo de guerra com o ensino superior, que precisa também de investimentos e de garantia de oferta de vagas com qualidade. Não deveria ser um em detrimento do outro."

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