terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Manifesto de coordenadores apoia Natalino Uggioni na Educação

 

Manifesto de coordenadores apoia Natalino Uggioni na Educação

Fonte: https://www.google.com/amp/s/ndmais.com.br/educacao/manifesto-de-coordenadores-apoia-natalino-uggioni-na-educacao/amp/

 

Um “Manifesto pela Educação de Santa Catarina”, subscrito por 18 coordenadores regionais de educação, está sendo lançado com o objetivo de apoiar a permanência do professor Natalino Uggioni na Secretaria da Educação. A mudança está nas cogitações do governador Carlos Moisés da Silva na reforma do colegiado estadual.

O documento tem o seguinte teor:

“O que faz uma educação de qualidade? Tornar o ensino mais atrativo para os alunos, investir em laboratórios de ciências e tecnologia, ampliar os programas de cursos técnicos, chamar novos professores efetivos, reforçar a gestão escolar, entregar obras que estavam travadas há anos, renovar a frota de transporte escolar, criar novas ferramentas de gestão ou incentivar a formação continuada dos servidores?

A atual gestão da Educação, em parceria com o Governo do Estado, tem atuado em todas essas frentes e tantas outras desde 2019. Um trabalho que tem como pilares a Educação Inovadora, a Infraestrutura Escolar, a Gestão Total, a Qualificação Permanente e o olhar Além da Escola.

Um trabalho de longo prazo, fator intrínseco à Educação, mas com resultados que podem ser percebidos desde já. É o caso da adoção inédita da tecnologia pelo ensino, da entrega de lousas digitais e laboratórios de tecnologia para as escolas, da nomeação de 3,4 mil servidores (cerca de 18% de todos os efetivos que estão nas escolas), da renovação de 150% da frota de transporte escolar e do investimento recorde em bolsas universitárias, sempre de forma igualitária para todas as regiões.

Aliás, a maior prova do trabalho executado pela atual gestão, com esforço conjunto de toda a comunidade escolar, foi manter a educação na pandemia. Foram dias e noites de dedicação para que Santa Catarina fosse um dos primeiros estados a estabelecer as atividades não presenciais, com alternativas para todos os alunos. SC também foi referência para o Brasil ao criar um comitê para elaborar os protocolos de retomada das aulas presenciais ainda em junho, e em tantos outros casos.

E se Santa Catarina alcançou essa posição de destaque na educação do país, foi a partir do comando do secretário Natalino Uggioni. Desde que assumiu a educação, ele trouxe outro olhar para o processo pedagógico, sendo cuidadoso com pessoas e eficiente com os processos. Foi o maestro responsável que não deixou a educação parar, mesmo quando todos os fatores eram adversos. Esforço e qualificação que foram percebidos por todos e o levaram a assumir a Coordenação da Frente de Ensino Médio no Conselho Nacional dos Secretários de Educação, sendo responsável por contribuir com a educação de todo o país.

É na continuidade da parceria do secretário Natalino e do Governo do Estado que os Coordenadores Regionais de Educação de Santa Catarina, com apoio de toda a aldeia escolar, têm a certeza de que será possível avançar ainda mais para alcançar uma educação de qualidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário